domingo, 6 de setembro de 2009

A indiferença

Já virou clichê a frase que diz: "Ninguém pode lhe magoar sem o seu consentimento." É mais fácil dito do que feito, mas a prática da serenidade pode gerar resultados surpreendentes. Coisas que antes seriam motivo para o ressentimento se tornam irrelevantes. Pra que se estressar com a decisão dos outros? Se alguém fez algo a você que te magoou, experimente ignorar. Corte o mal pela raiz através da indiferença. Não permita que decisões de terceiros afetem o seu humor utilizando a velha máxima de Cícero: "A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro."

Se conheça e se respeite o suficiente para ter o auto-controle de não depender de um elogio para saber o seu valor. O sonho de alguns será te ver rendido ao ressentimento ou quebrado diante da crítica. Mas entenda que a infâmia muitas vezes é o único relento para a insegurança do fraco. E o difamador apenas exalta a sua necessidade de destruir para sobressair.

A indiferença é muito mais poderosa que qualquer contra-ataque ou mágoa. Ela transforma o veneno em água.

"Eu acho que te magoa saber que você me fez sofrer. Você gostaria de não tê-lo feito. E, entretanto, há algo que o assusta ainda mais: o conhecimento de que eu não sofri em absoluto."

Taí um ideal para ser perseguido. Terá mais paz e serenidade aquele que conseguir dominar o poder da indiferença através da auto-estima.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial